A Arca e a Palavra, NÔACH Gênesis 6.9-11:32

Deixe um comentário

23 de Setembro de 2012 por azamradobrasil

Imagem

Torá Fala Na Língua Dos Seres Humanos

Um princípio fundamental da interpretação rabínica da Torá é que “a Torá fala na língua dos humanos” (Baal HaTurim em Números 15:31, etc.) Certamente isso não pode significar que o Mandado Divino usaria uma linguagem desleixado, sensacionalista, imprecisa ou formas de hiper-inteligente que a linguagem é muitas vezes usada hoje em conversas diárias, a mídia, política e outros fóruns públicos!

Como a revelação de Deus à humanidade, a Torá fala em termos, conceitos e idéias que têm significado aos  seres humanos como eles aparentemente se relacionam com o mundo familiar em torno de nós. A Torá fala sobre as diversas situações da vida humana – ciclo de vida, relações familiares e sociais, a agricultura, ganhar a vida, paz, guerra e inúmeros outros. Na verdade as lições que aprendemos são para ser aplicados na prática em nossa vida real. Simultaneamente, a Torá está nos provendo com metáforas e alegorias que nos ajudam a ganhar uma pequena compreensão de níveis espirituais que estão intrinsecamente além de nossa compreensão durante a encarnação atual de nossas almas em nossos corpos.

Através do entrelaçar sutil dos seus contos e os ensinamentos, a Torá – a Árvore da Vida – alimenta nossas almas em preparação para a vida além desta vida, entre cujas recompensas é que será dado a conhecer e entender o que buscamos sinceramente a entender durante nossas vidas neste mundo. Uma criança pequena pode tornar-se absorvido as histórias da Bíblia, enquanto os anciãos e sábios compreende-na cada vez mais profundamente. Os quatro níveis de interpretação rabínica são chamados PaRDeS (“pomar”, “Paraíso”) de pé por P’SHAT, o “simples” significado do texto; REMEZ, o seu significado alusivo; DRASH, o nível homilético e alegórico, e SOD, o nível secreto, místico e esotérico, incluindo equações matemáticas, cifras criptografados e muito mais.

O Rabino Shlomo Yitschaki (1040-1105), príncipe dos comentaristas bíblicos, universalmente conhecido como RASHI, que é o acrônimo das letras iniciais de seu nome, afirma um princípio fundamental de interpretação da Torá: “A Torá nunca deixa sua PSHAT” (Rashi em Gênesis 15:10, Êxodo 12:2). Ou seja: além de quaisquer outros níveis de significado possa ter, cada versículo significa exatamente o que diz em termos simples. No entanto, esse significado “simples” não é necessariamente idêntico ao que alguns poderiam considerar o significado “literal” (que às vezes parece ridículo, impossível). Da mesma forma muitas das metáforas em uso constante na fala cotidiana se comunica de forma simples e direta, apesar de saber que não pode ser tomado absolutamente “literalmente”. Do mesmo modo, as histórias da Bíblia aconteceu e continuam a acontecer até hoje, mas como elas aconteceram e estão acontecendo podem ser muito diferente do que poderíamos imaginar. Desde Moisés deu a Torá a Israel, seus amantes passaram uma vida investigando sob impressões da primeira vista até aos significados mais profundos. Nas palavras do sábio Mishnaic conhecida como  Ben Bag Bag: “Vire-o e Vire-o, pois tudo está nisso” (Pirkey Avot 5:22).

O Dilúvio de Noé

Muitos estudiosos nos últimos cem anos tem rejeitado o relato do Dilúvio de Noé na Torá como um mito que não tem um estatuto superior a várias histórias paralelas proferidas em diversas outras culturas antigas. Mas os alunos assíduos do texto original Hebraico da Torá vêem isto claramente como um documento Divino cinzelado, perfeitamente incorporado com vários níveis e as lições que se aplica em todos os tempos, passado, presente e futuro.

A intoxicação da cultura contemporânea com os seus avanços tecnológicos juntamente com uma ignorância apavorante da história, levaram muitos a presumir que, antes de algo em torno de 1750, a civilização humana era desesperadamente primitiva, para não falar de volta nos tempos Bíblicos. Isto vai em face da evidência clara de que os antigos possuíam um conhecimento impressionante de matemática e astronomia, assim como o saber na construção, agricultura e engenharia, medicina e muito mais, como pode ser visto a partir de relíquias como as paredes escavadas do Monte do Templo em Jerusalém , o círculo de pedras de Stonehenge, o círculo astronômico-religioso no sudoeste da Grã-Bretanha e inúmeros achados arqueológicos.

Assim, o Sagrado Zohar (Bereishit 56a) afirma que as pessoas na geração do Dilúvio de Noé possuíam profundo conhecimento do uso de magia, bruxaria e feitiçaria para controlar forças celestiais. O que isto significa é que eles conheciam as fórmulas e os processos de rituais (comparável ao de algumas da “magia” da ciência moderna e tecnologia?) através da qual eles pensaram que poderiam controlar os elementos da criação e dominar o mundo. Isso os levou a presunção, Deus nega arrogância que causou a estrutura social a se deteriorar a um nível onde a imoralidade sexual sem vergonha, furto descarado, roubo e outras formas de maldade estavam se espalhando, com a discriminação de todos os limites e fronteiras que são as bases necessárias de uma civilização consciente de Deus.

A grandeza de Noé repousa no fato de que ele foi o primeiro rebelde Justo da história. Ele desafiou a decadência e a perversidade de sua era sem Deus. Para escapar deles, Noé, o pai da humanidade, se refugiou em sua “Arca”.

A ARCA – a Palavra: Oração

O que é realmente esta “Arca” que é descrito em pormenor na nossa porção da Torá? O termo Hebraico Bíblico TEIVAH que é traduzido como “Arca” de Noé ou simplesmente significa navio e “literalmente” um RECIPIENTE, especialmente o que poderíamos chamar de um RECIPIENTE lingüístico – ou seja, uma palavra. Pois uma palavra, é um RECIPIENTE DE SIGNIFICADO. A PALAVRA em que Noé, refugiou-se da maldade circundante é a oração que é feita de PALAVRAS (Rabino Nachman, Likutey Moharan Parte I Ensinamentos 9 e 112 traduzido em Tsohar, pub. Breslov Research Institute). A lição de Noé para toda a humanidade, seus descendentes em todas as gerações, é a oração. Pois a Oração é a segunda das três coisas sobre as quais o mundo se mantém, juntamente com a Torá, como discutido nos comentários da semana passada em Bereishit, e os Atos de Bondade (Avot 1:20).

Uma das principais lições da história da arca de Noé é que se sentimos rodeado por uma inundação do materialismo desenfreado, degeneração e outros males, podemos encontrar refúgio trazendo tudo o que é querido e importante para nós em nossa ORAÇÃO para o Governador do Universo.

Desde a infância aprendemos palavras e linguagem como meio de comunicação entre um humano e outro. No entanto, a partir da primeira entrada do bebê neste mundo, ele instintivamente grita um grande clamor a Deus. Enquanto a matriz em torno da família, educação e cultura inicia a criança no mundo da comunicação humana, a cultura secular ensina pouco sobre como aperfeiçoar e elevar este grito incoerente ao nível da comunicação inteligente e pensativo com o nosso Criador usando PALAVRAS. No entanto, a Oração – falando diretamente a Deus, expressando todos os nossos pensamentos, sentimentos, necessidades e desejos – é o corolário lógico do primeiro das Sete Leis Universais dos filhos de Noé e seus descendentes: a proibição de idolatria. Se a idolatria é a negação da onipotência de Deus, a oração a Deus é a afirmação de que tudo está nas mãos de Deus.

A Idolatria é qualquer forma de serviço religioso centrado na intercessão de um ou mais deuses intermediários, anjos, almas, forças ou outros poderes, em vez de voltar-se para o único Criador. Nossos destinos são governados não pelo deus deste ou daquele, ou pelo destino ou da sorte, nem por nosso chefe, doutor, primeiro-ministro ou qualquer outro ser humano, mas somente por Deus. Nós alcançamos a nossa maior dignidade como filhos de Deus, mesmo quando o que buscamos para manipular o mundo material através de nossos próprios esforços em ganhar a vida, ficando curado através de medicamentos e atingir outras metas, etc, ao mesmo tempo, nos voltamos diretamente a Deus, Governador de todos, através de nossas orações, a fim de chamar a bênção de Deus sobre todos os nossos esforços.

Há uma concepção generalizada de oração infantil, pedindo a realização mágica de uma lista de desejos que podem variar de casas, luxos e ganhar na loteria para fazer sua avó se sentir melhor. Mas a oração madura é quando usamos as palavras como um meio de comunicação com Deus e com nós mesmos, a fim de esclarecer as nossas metas e propósito nesta vida e nos ajudar a alcançá-los. Deus deu a cada um a sua própria alma, self e uma situação de vida única, e Ele também nos deu a capacidade de desenvolver, alterar e aperfeiçoar a nós mesmos. Devemos pedir a Deus para nos ajudar a superar a preguiça inata, peso, excesso de envolvimentos materialista e outras fraquezas pessoais. A palavra Hebraica genérica para a oração, TEFILÁ, vem da raiz PALAL, sentido de julgar. O verbo Hebraico para “rezar”, HITPALEL, gramaticalmente é uma forma reflexiva da raiz. Isto porque na verdadeira oração julgamos a nós mesmos e examinamos onde falhamos, e nos voltamos para o nosso Criador para nos ajudar a melhorar. A Torá ensina “Servi-Lo com todo o vosso coração e com toda a vossa alma“(Deuteronômio 11:13). “O que é o serviço de Deus que está no coração? É a Oração!” (Ta’anit 2a).

Quais Sacrifícios Que Deus Quer?

Nós, seres humanos somos compostos de duas partes: (1) O físico, corpo animal, que é vitalizado pela alma “animal” que se manifesta em nosso ego deste mundo; (2) A alma que dá vida espiritual, que nos dá a capacidade digna, aparentemente não compartilhada com os animais e outras criaturas vivas, para serem auto-consciente e elevar a nós mesmos, de modo a ganhar intimidade com Deus através de nossos próprios esforços. Ensinamentos da Torá define metas para o nosso auto-desenvolvimento, enquanto o nosso caminho para atingir esses objetivos é através de um “diálogo” interativo com Deus, onde fazemos a nossa parte orando e Deus responde como Deus vê adequado em sabedoria, amor e compaixão.

Nossa porção da Torá nos diz que depois que Noé saiu de sua  Arca de Oração para o novo mundo limpo do ateísmo antigo pelas águas do dilúvio, ele ofereceu a D’us ofertas de elevação de animais e aves (Gênesis 8:20). Noé foi ensinar seus descendentes para oferecer tais sacrifícios?

A Torá, de fato, ordenou Israel para oferta específica comunal e o animal físico pessoal, aves, óleo, farelo e sacrifícios de vinho do Templo em Jerusalém. Sob a lei da Torá um Gentio também pode enviar os sacrifícios ao Templo. Além disso, ao contrário de um Israelita, um Gentio pode criar um altar para oferecer uma oferta de elevação em outros lugares também, mas isso só deve ser feito sob a instrução de um estudioso da Torá competente (Rambam, Leis de oferecer sacrifícios – Maaseh Hakorbanot 19:16) . A Torá de forma alguma dá sanção para a prática de rituais de sacrifício de animais com excepção dos que especifica.

Mas são sacrifícios de animais o que D-us realmente quer de você e de mim? “Obedecer é melhor do que o sacrificar, e ouvi-Lo, melhor do que a gordura de carneiros“(I Samuel 15:22;. cf. Isaías 66:3).

Abate A Má Inclinação

O sacrifício que D-us quer é que nós “abate” a nossa má inclinação, levando nossos traços negativos e desejos sob controle para que possamos desenvolver nossos lados positivos e cumprir o verdadeiro destino de nossa alma neste mundo.

O caminho para  “abater” o nosso “lado mau” é através da disciplina – “serviço” – de oração regular. Desta forma, nós “sacrificamos ” o nosso lado animal a D-us e tornamos em verdadeiros servos de D-us. “Busca palavras sinceras e retorna a D-us. E aceita o pronunciamento de nossos lábios em substituição à oferta de novilhos” (Oséias 14:3). . “Ó D-us, abre meus lábios e que minha boca possa declarar Teu louvor. Pois Tu não desejas uma oferenda, se não, eu a daria; um holocausto Tu não favoreces. As oferendas de D-us são um espírito quebrado. Um coração quebrado e esmagado, oh D-us, Tu não desprezarás.” (Salmos 51:17-19).

Nas palavras do luminar Chassídico notável, Rabi Nachman de Breslov (1772-1810):

Você deve rezar por tudo. Mesmo que sua roupa está rasgada e você precisa de outra, você deve orar a D-us para dar-lhe algo para vestir.”

Faça isso para tudo: crie o hábito de orar por todas as suas necessidades, grandes ou pequenas. Sua oração principal deve ser para os fundamentos: que D-us deve ajudar você a servi-Lo e se aproximar. Mesmo assim, você também deve orar por coisas  menores.”

D-us pode dar-lhe comida e roupas e tudo mais que você precisa em sua vida mesmo sem pedir. Contudo, você é como um animal. D-us provê todas as criaturas vivas com a sua comida. Mas se você não extrair suas necessidades através da oração , o seu sustento é como a de um animal. Um homem deve extrair a sua vitalidade e todas as suas necessidades de D-us somente através da oração.”

Está abaixo de sua dignidade para rezar mesmo para algo menor? Você deve orar por tudo, até mesmo para as coisas mais pequenas” (Sichot Haran # 233).

O Rabi Nachman aqui explica como cumprir a lição de Noé para todos os seus filhos, as 70 Nações do Mundo, refugiando-se na “Arca” – a Palavra: levar tudo em nossas vidas, nossos negócios e nós mesmos para dentro de nossas orações a D-us.

Por Avraham ben Yaakov

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Artigos Recentes

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 50 outros seguidores

Blog Stats

  • 34,145 hits
%d bloggers like this: