O Leite Da Bondade Humana, Lech Lechá Gênesis 12:01-17:27

Deixe um comentário

29 de Setembro de 2012 por azamradobrasil

Imagem

Muitos dos ensinamentos mais importantes da Torá para toda a humanidade não vêm até nós na forma de leis e diretivas, mas embutido em forma de história, como no ciclo de histórias dos três patriarcas, Abraão, Isaac e Jacó, que começa com a nossa porção presente de Lech Lechá. As lições que vêm da figura de Abraão são especialmente universal, como Deus Ele mesmo testemunha em explicar o significado do Seu nome em Hebraico: “Eu vos dei como pai de uma multidão de nações”. Não só é Abraão, o pai fundador do Povo de Israel através de seu filho Isaac e neto Jacó. Ele também é o pai de todas as nações, porque o filho mais velho de Abraão, Ismael, e seu neto, Esaú, são cada um considerado o líder de 35 das setenta nações do mundo.

Abraão veio para ensinar ao mundo como amar a Deus, que o chama de “Meu amante” (Isaías 41:8). Abraão é a personificação arquetípica humana do atributo de Deus de bondade expansiva (Chessed), e isso pode ser interpretado como tema comum a tudo o que Abraão fez. Os Sábios da Torá expressaram isso ao dizer que Abraão serviu como “carruagem” da bondade de Deus, que “andava” sobre ele, de modo a ser revelado em todo o mundo por conta da emulação perfeita de Abraão deste atributo.

A bondade é o terceiro das “três coisas sobre as quais o mundo se sustenta” (Pirkey Avot 1:2), juntamente com o estudo da Torá (veja nosso comentário sobre Bereshit) e Oração (ver comentário sobre Nôach. “O mundo é construído sobre a bondade” (Salmos 59:3).

Imitatio Dei (Imitação de Deus)

Deus é intrinsecamente bom, e a natureza da bondade é expansivo – para dar o bem sobre os outros. “Deus é bom para todos” (Salmos 146:9). Uma vez que Deus é o bem supremo, a maior bondade e benevolência para Suas criações é capacitá-los para participar da bondade de Deus. Isso é possível quando nós, seres humanos se esforça para imitar os Seus caminhos e, assim, incorporar seus atributos em nossas próprias almas e personalidades (ver Rabi Moshe Chayim Luzzatto, “O Caminho de Deus” Parte 1).

O plano de Deus é revelar-se a todo o mundo e ensinar Suas criações para participar da Sua bondade, seguindo os Seus caminhos. Para realizar esse plano, Ele deu a Abraão uma alma única, que, instintivamente ansiado e quis entender o significado e propósito do universo. A inabalável busca de Abraão para descobrir a Fonte de todas as coisas o levou à conclusão de que há apenas Um Criador e Soberano sobre tudo: Ele só é adequado para servir.

Assim, Abraão seguiu seu antepassado Noé em voltar-se para ser um rebelde justo contra as maldades de negar Deus em sua era. Abraão famosamente esmagou os ídolos de seu pai Terach e desafiou o agressivo mundo do tirano-líder, Nimrod, que lançou na fornalha Abraão em Ur dos Caldeus (Neemias 9:7).

Depois de sua libertação milagrosa da fornalha, Abraão se distanciou de Nimrod e sua cultura corrupta, mas ao contrário de Noé, que não tentou salvar o resto do mundo do desastre, Abraão pôs-se a saldar as suas dívidas a Deus por ser redimido por lutar para atrair o resto do mundo debaixo das Suas asas.

Rabi Nachman de Breslov ensinou:

Abraão entraria em uma cidade e correu gritando, Ai! Ai!” e as pessoas iriam seguir atrás dele na maneira como eles perseguem um louco. Ele iria discutir com eles durante um tempo, tentando mostrar-lhes que eles foram todos apanhados de uma forma profundamente errada de pensar. Ele estava bastante familiarizado com todos os argumentos e racionalizações que eles costumavam justificar sua idolatria. Ele demonstrou a falsidade das idéias deles e revelou as verdades da fé. Alguns dos jovens foram atraídos para ele. Ele mesmo nunca tentou atrair as pessoas mais velhas mais perto, porque eles já estavam firmemente arraigados em suas crenças falsas e teria sido muito difícil levá-los a mudar-se. Era os mais jovens que foram atraídos depois dele: eles seguiam atrás dele. Ele ia de cidade em cidade e eles deveriam seguir atrás dele ….”. (Tzaddik # 395).

Assim, quando Abraão “tomou Sarai, sua esposa e Lot, filho de seu irmão, e todos os bens que tinha adquirido E AS ALMAS QUE ELES TINHAM FEITO EM HARÔ (Gênesis 12:5), o Targum (tradução do Aramaico / comentário sobre a Torá) explica que estes últimos eram os convertidos que ele e Sarah tinha feito: Abraão iria conversar com os homens e Sarah com as mulheres. Eles tinham centenas de seguidores, dos quais o mais notável foi o servo de Abraão, Eliezer (Gên. 15:2), que por tradição era filho de Ninrod.

Amor E Medo De Deus

No início do abrangente “Mishneh Torá” Código de Lei da Torá, Rambam (Moshê Maimônides, 1135-1204) escreve:

A Torá nos ordena a amar e temer a Deus: ‘E amarás o Senhor teu Deus” (Deut. 06:05); “Revere o Senhor teu Deus” (ibid. 06:13). E o que é o caminho para amá-Lo e reverenciá-Lo? No momento em que uma pessoa contempla Suas obras e Suas maravilhas, grandes criações e, através deles se vê a sabedoria de Deus, incomparável sem fim, a pessoa é imediatamente preenchida com amor e louvor e é oprimido por uma grande ânsia de conhecer o grande Deus, como disse David: “Minha alma tem sede de Deus, o Deus vivo” (Salmos 42:3). E como a pessoa abita sobre estas questões ele imediatamente recua em medo, percebendo que ele é uma criatura pequena, humilde, com a compreensão superficial mínima diante do Um que tem perfeito conhecimento. Como David disse: “Quando vejo os Teus céus, obra dos Teus dedos, o que é o homem frágil, para que Tu o lembres?” (Salmos 8:5; Rambam. , Mishnê Torá, Hilchot Yesodey HaTorah, Fundações da Torá 2:1).

Incentivando-nos a estudar e refletir sobre as maravilhas das criações e seu funcionamento, Rambamcontinua:

Quando o homem contempla estas questões e reconhece todos os diferentes níveis das criações de Deus, dos anjos e as esferas celestes ao homem e outras criaturas, e quando ele vê a sabedoria do Santo, Bendito seja Ele, em todas as Suas obras e criações, este aumenta seu amor a Deus e sede de sua alma e a sua carne anseia em amar a Deus e permanecer em temor e medo por causa de sua humildade e insignificância. e ele acha que ele é como um vaso cheio de vergonha e desgraça, vazio e desprovido” (Rambam ibid. 4:12).

Através da libertação milagrosa de Abraão da fornalha de Nimrod (arquétipo da redenção depois de seus descendentes da escravidão no Egito), ele chegou a reconhecer Deus não apenas como o Criador original do Universo, mas também como seu Governante sempre vigilante, que controla cada detalhe de tudo o que está acontecendo constantemente. Abraão percebeu que ele estava em dívida com Deus por sua liberdade e sua própria vida. Ele sabia que ele deve dedicar-se inteiramente ao Seu serviço. É por isso que ele andava buscando trazer outros para Deus, e Abraão apresentou ao mundo o conceito de servir a Deus.

Qual É A Verdadeira Bondade

Um dos componentes mais importantes de servir a Deus é a prática da bondade verdadeira. Isso não é necessariamente o mesmo que tentar ser “bom” a todos e ir distribuindo doces e cookies. Polidez, boas maneiras, um rosto sorridente e a oferta de uma mão amiga sempre que possível, tudo contribue para uma civilização humana. No entanto, é necessário distinguir entre ajudar as pessoas que gostamos e membros do nosso próprio grupo em oposição à dádiva altruísta da verdade, bondade irrestrita a todos sem discriminação.

Assim, os Sábios da Torá indicou que a cegonha é chamado em Hebraico CHASSIDAH porque ela mostra a bondade (CHESSED) em compartilhar sua comida com os outros. No entanto, ela é uma espécie de ave impura, porque ela só mostra favor para a própria espécie dela (Levítico 11:19; Chullin 63a). No entanto, Deus estende Sua bondade para com TODAS as Suas criaturas, para os justos, os intermediários e até mesmo para os ímpios. Muitas vezes somos obrigados a ajudar aqueles que são estranhos a nós e até mesmo repugnantes (embora certamente não para apoiar o ímpio em sua impiedade). O doador de bondade e caridade não pode particularmente gostar ou o amar o destinatário necessitados da maneira como ele se pareça e se comporta, mas ele ainda tem o dever de tentar ajudá-lo.

Entre as formas de bondade listados pelos Sábios da Torá são:

1 – Não dar empréstimos a juros monetários para os necessitados. Fornecendo alguém com um empréstimo sem juros é considerado uma forma ainda maior da bondade doque dar-lhes um presente total de caridade para cobrir suas necessidades imediatas, porque o empréstimo que lhes permite estabelecer um meio de longo prazo de sustento independente de forma honrosa.

2 – Hospitalidade aos viajantes. Congratulando-se com os convidados na casa de alguém é considerado maior do que acolher a Presença Divina (Talmud Shabat 127a).

3 – Fornecendo os requisitos para noivas e noivos carentes, permitindo-lhes criar uma casa e educar uma geração nova de seres humanos dignos.

4 – Mediação: Fazer a paz entre as partes em guerra ou indivíduos, e especialmente entre maridos e esposas.

5 – Enterrar os mortos (isto é, atendendo seus funerais). Isso é chamado de Bondade da Verdade como aquele que pratica isto não pode esperar o reembolso por parte da pessoa morta!

A maior bondade de todas é ajudar outras pessoas a alcançar o verdadeiro bem no mundo: conexão com Deus. Mas isso não pode ser alcançado pela força, e em nenhum lugar vemos que Abraão fez as pessoas converter à sua fé sob a ameaça de ser submetida a espada se eles se recusassem. Fé no verdadeiro Deus tem validade apenas se as pessoas podem chegar a ela pela sua própria vontade. Abraão certamente usou todos os argumentos possíveis para convencer as pessoas a chegar à conclusão certa, mas mais do que qualquer coisa ele ensinou com seu exemplo pessoal.

O Leite Da Bondade

Pode ser ideal para fluir para os outros com incansável bondade, mas como seres humanos a nossa capacidade de fazer isso é limitada. Além disso, a bondade verdadeira deve ser atenuado com as necessidades do destinatário, a fim de que ele ou ela não deve ser sobrecarregado. O leite materno é um símbolo universal de bondade, porque é perfeitamente sintonizado com as necessidades do bebê em crescimento – mas apenas na quantidade certa e apenas por um tempo. Conforme a criança cresce, o leite é insuficiente. As crianças pode desejar doces e balas, mas isto não é bondade em tudo para agradar a todos os seus desejos, o que pode ser muito prejudicial.

Ser gentil não significa que você tem que ser suave. Muitas vezes as pessoas não se importam de debruçar sobre o fato de que a vida chega ao fim com a morte, mas é uma grande bondade para torná-los conscientes de que nosso tempo neste mundo é limitado e que devemos usá-lo para adquirir méritos que vão ficar para nós na vida eterna após a vida. É um modo de ajudar as pessoas para entender que suas ações são susceptíveis para ter consequências a longo prazo, e que eles precisam fazer escolhas sábias. Se for o caso, é uma grande bondade para reprovar os outros por suas escolhas imprudentes e de mau comportamento, enquanto fazemos isso com tato e sensibilidade. “Boa é a repreensão aberta que nasce do amor oculto” (Provérbios 27:5). “Aquele que poupa a vara odeia seu filho, mas aquele que ama castiga-o regularmente” (ibid. 13:24).

O sentimento liberal geralmente tende a se opor a qualquer tipo de rigor não só na disciplina de crianças, mas mesmo em punir os delinqüentes, criminosos, terroristas e assassinos em massa. No entanto, a Torá ensina que o castigo apropriado de malfeitores é necessário tanto para o bem-estar da sociedade em geral e para beneficiar os malfeitores a longo prazo (Rashi em Deuteronômio 21:18). Os Sábios da Torá tem nos ensinado que aquele que mostra bondade para com aqueles que são cruéis por ser cruel com aqueles que são bondosos (Meiri em Yoma 22b).

Deus escolheu Abraão, porque “Eu sei que ele irá instruir seus filhos e a sua casa depois dele e eles vão guardar o caminho de Deus para praticar a caridade e a justiça, a fim de que Deus deve levar sobre Abraão tudo o que Ele tem dito sobre ele” (Gênesis 18:19).

Todos os que segue o caminho que Abraão ensinou são chamados de o Povo do Deus de Abraão. “Juntem suas mãos, vós todos os povos; Clamem a Deus com a voz de triunfo. Os príncipes dos povos se reúnem à nação do Deus de Abraão;  pois de Deus pertence os escudos da terra; Ele é muitíssimo louvado” (Salmos 47 vv. 2, 10).

Por Avraham ben Yaakov

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Artigos Recentes

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 50 outros seguidores

Blog Stats

  • 34,093 hits
%d bloggers like this: