Ano da Ascensão do Conhecimento

Deixe um comentário

3 de Setembro de 2013 por azamradobrasil

Imagem

Levantando a Torá

Nosso tempo voa como um sonho. E “todos os sonhos seguem a boca” (Berakhot 55b): as palavras escolhidas pelo intérprete determina o que significa o sonho.

Desde que o Rabino Nachman ensinou como purificar a imaginação, e ele deu a sua licença aos alunos para desenvolver interpretações pessoais da Torá na condição de que eles não mude uma única lei de Shulchan Aruch, vamos considerar as alusões positivas nas letras Hebraicas que compõem os nomes e os números do Ano Velho agora terminando e o Ano Novo começando agora.

As letras Hebraicas que significam o ano só terminou, 5773, são Heh Tav Shin Ayin Gimel, que são as letras iniciais da frase: H’ayo T’ihyeh Sh’nat A’liyah G’edolah, “Certamente será um ano de grande ascensão“. Para muitos de nós tem sido de fato assim: muitos de nossos irmãos e irmãs Israelitas e companheiros de viagem sofreram mudanças dramáticas e muitas vezes mudanças inesperadas em suas vidas e dentro de si mesmos e nas suas próprias almas no ano passado.

As letras Hebraicas que significam o ano começa agora, 5774, são Heh Tav Shin Ayin Dalet, que são as letras iniciais da frase: H’ayo T’ihyeh Sh’nat A’liyat D’AAT, “Certamente será um ano da ascensão de DA’AT “. Da’at significa conhecimento e compreensão de D-us. É por isso que esperamos Mashiah, quando as nações cessará causando destruição em todos do Santo Monte de D-us, “Porque a terra estará repleta do conhecimento do Eterno, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:9; ver Rabino Nachman em Likutey Moharan Parte I Lição 21 e Parte II Lição 8 na grande ascensão destinado de Da’at no tempo vindouro).

Na verdade, Da’at, cada vez maior o conhecimento e compreensão de D-us e Seus caminhos, é a única aquisição de valor duradouro que podemos esperar ganhar em nossos dias fugazes neste mundo. “O começo da sabedoria é: Busque sabedoria, ao fazê-lo, conseguir também entendimento” (Provérbios 4:7).

Esta aquisição não pode vir sem dor, “Pois em muita sabedoria há muita mágoa, e quem aumenta seu conhecimento incrementa também seu sofrimento” (Eclesiastes 1:18). No entanto, mesmo se nós sofremos castigo, nós certamente lucraremos se sairmos com mais sabedoria. “Feliz o homem que, repreendido pelo Eterno, Dele recebe o ensinamento pela Sua Torá, pois então dá-lhe conforto na época da adversidade, enquanto para o perverso prepara uma cova.” (Salmo 94:12-13).

“Pois não saireis apressadamente …”

Aqueles que querem ver a rápida queda do ímpio e a vinda da redenção completa em breve pode ter esperado de que as campanhas militares maciços contra a Síria e o Irã facilitaria o processo. Se assim for, é provável que eles ficaram desapontados com a maneira sem pressa, liberal e tolerante em que as potências mundiais e outros campeões auto-intitulados de direitos humanos estão a responder às atrocidades terríveis na guerra civil da Síria e o acúmulo nuclear Iraniano.

Devemos esperar que o processo de redenção para ser trazido para fora, para a redenção futura que foi dito: “Pois não saireis apressadamente …” (Isaías 52:12). Aparentemente, isso é porque D-us deseja dar para todos mais tempo para se arrepender (Ramchal).

Ao invés de redenção completa, vemos uma intensificação aparente do exílio e perseguição. No supostamente Estado Judaico de Israel, as poderosas forças seculares estão travando incessantes guerras contra a Ortodoxia Judaica tradicional como eles são contra os “colonos” da Judéia e Samaria e os nacionalistas Sionistas restantes que compartilham a visão Bíblica da Grande Israel. Ao mesmo tempo em todo o mundo estamos testemunhando uma escalada de ódio contra os Judeus e Israel sem paralelo desde a época do Holocausto.

O Oeste de Seir Edomita está afundando rapidamente em um liberalismo niilista pós-decadente que está destruindo os valores familiares e tradicionais e tem tolerância para tudo, exceto de assentamentos Judaicos em terras ancestrais de Israel, o abate kasher (Shechitá), a circuncisão e afins. Europa e América tem alargado suas portas abertas em abraçar Ismael, que dentro de algumas décadas, está realizando o que séculos de guerra expansionista militar Ismaelita desde a Idade Média não conseguiu realizar: a captura da alma do Ocidente. Dominação do mundo por Ismael no final dos dias estava previsto no Zohar.

No entanto, mesmo neste mundo de mal-estar e os maus pressentimentos, nós  também testemunhamos o fenômeno surpreendente da excitação espontânea de almas em todos os lugares desejando e procurando pela verdade da Torá. Esta regra simultânea de escuridão e luz no final dos tempos também foi predito pelos profetas. “Levanta-te (ó Jerusalem), replandece, porque chegou tua luz, e brilha sobre ti a glória do Eterno. Eis que escuridão cobrirá a terra, e trevas tenebrosas, os reinos; a ti, porém, ilumina o Eterno, e Sua glória se verá sobre ti”(Isaías 60:1-2). “Será um dia conhecido do Eterno; não será dia nem noite, mas ao entardecer voltará e haverá luz.” (Zacarias 14:7).

Para aqueles que estão presos nestas dores longas e prolongadas da redenção, o profeta chama: “Vem, ó meu povo, entra em tuas habitações e cerra em volta de ti tuas portas. Oculta-te só por um momento até que passe a indignação” (Isaías 26:20). Estas câmaras, explicam os analistas, são as câmaras do coração, onde devemos conduzir o nosso auto-ajuste de contas e arrepender-se seriamente e retornar à Deus. Elas são as câmaras de nossas sinagogas, onde devemos orar e de nossas salas de estudo, onde devemos aprender diariamente a Torá e trazer tesouros eternos em nossas almas.

Ao embarcarmos no ano 5774, o que certamente será um ano de ascensão do conhecimento, vamos levantar as nossas vozes à Deus em oração para a Sua salvação, como resolvemos aumentar o nosso estudo da Torá no dia-a-dia e constantemente melhorar a nossa prática de  Torá, a fim de adquirir o prêmio de maior valor: o verdadeiro conhecimento e compreensão de Deus.

“E para todos os filhos de Israel houve luz em suas habitações.” (Êxodo 10:23).

Que você seja inscrito e selado no Livro da Vida!!! Tenha um bom e abençoado Ano Novo!!!

Avraham ben Yaakov

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Artigos Recentes

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 50 outros seguidores

Blog Stats

  • 34,093 hits
%d bloggers like this: