Parashá Beshalacḥ, Êxodo 13:17-17:16

Deixe um comentário

24 de Dezembro de 2014 por azamradobrasil

az_banner 5

Fé e Confiança

As três narrativas principais da nossa porção – sobre a travessia do Mar Vermelho, o Maná que sustentou Israel no deserto e a guerra de Amalek – vêm para ensinar lições fundamentais sobre a Fé e a Confiança que se relacionam com todas as pessoas.

Abertura do Mar

A redenção simultânea de Israel e a destruição de seus opressores Egípcios através da abertura do Mar Vermelho foi um milagre que enviou reverberações através de todo o mundo: “Os povos ouviram e estremeceram; dores apoderaram-se dos habitantes da Filistéia” (Êxodo 15 : 14).

Para as pessoas de hoje que foram educados no estudo científico das leis da natureza, os destrutivos Tsunamis dos últimos anos tornaram mais fácil aceitar que um evento aberração como abertura do Mar Vermelho está longe de ser impossível. O verdadeiro milagre não foi tanto que as águas se separaram, mas aquilo que elas fizeram justamente quando o povo de Israel estava na mais terrível necessidade como ficaram presos entre os perseguidores Egípcios e o profundo mar azul. Naquele momento, Israel viu claramente que Ele que criou as leis da natureza tem o poder de dobrá-los à vontade.

“E Israel viu o grande poder que Deus usou contra os Egípcios, e o povo temia a Deus; e eles acreditavam em Deus e em Seu servo Moisés” (ibid. 14:31).

O milagre veio para inculcar a nação recém-libertados com fé em Deus e em Seu poder onipotente. Isso mostrou que a natureza não é cega e indiferente para os seres humanos e suas lutas, mas sim, é um véu através do qual Deus exerce o seu poder supremo – muitas vezes de forma muito inescrutáveis ​​- para o benefício de suas criações, a fim de trazê-los sob a asa de Sua lei maior, a Torá.

A abertura do Mar Vermelho foi um notável milagre de uma só vez que veio a demonstrar para todas as gerações que Deus tem a onipotência absoluta. Era necessário mostrar que Deus está no controle completo de tudo, inclusive as leis aparentemente implacáveis ​​da natureza, a fim de abrir os olhos das pessoas para o fato de que, mesmo quando as coisas correm “normalmente”, os milagres de Deus e Sua providência benevolente estão presentes todas as vezes.

Ter uma crença geral na existência de Deus é o fundamento de uma vida de fé em harmonia com a Sua lei, mas é apenas o começo. Depois de chegar a acreditar em Deus de uma forma geral, é necessário aprender que Deus não é apenas um grande poder em algum lugar lá fora, no céu, mas que Ele está no controle completo de todos os detalhes da criação aqui na terra em todos os tempos .

Quando entendemos isso, sabemos que não estamos sozinhos e abandonados, mas que nosso Pai no Céu está envolvido com a gente e se preocupa conosco a cada passo em nossas vidas. Isso deve encorajar-nos a seguir as leis de Deus que se aplicam em todos os diferentes momentos de nossas vidas, atraindo, assim, a Sua bênção em tudo o que fazemos. Em geral, a fé transforma em confiança em Deus em todos os detalhes de nossas vidas. Quanto mais nós fazemos o que fazemos sob a orientação de Suas leis e ensinamentos, mais nos tornamos ligados a Ele através dos próprios detalhes deste mundo, e nosso conhecimento de Deus torna-se cada vez mais profundo.

O Maná

Assim, a grande lição de fé em Deus ensinou através da divisão do Mar Vermelho foi seguido por uma lição longa, prolongada em confiar nEle dia após dia para o próprio sustento como os Filhos de Israel agora começou a jornada mais profunda para o deserto a caminho para a Terra Prometida.

Dentro de três dias no deserto árido eles foram confrontados com o seu primeiro teste quando não tinham água para saciar sua sede. Eles agora tinham que aprender que Ele que dividiu as águas do Mar Vermelho, também tem o poder de fornecer água no deserto e até mesmo para transformar águas amargas em doce, como fez em Mará:

“Lá Ele lhes deu um estatuto e uma ordenança, e ali Ele testou eles, e Ele disse: Se vós diligentemente ouvires a voz do Eterno teu Deus, e fazer o que é reto aos Seus olhos, e atender aos Seus mandamentos, e observar todos os Seus estatutos, Eu não colocarei sob vós todas as doenças que pus sobre os Egípcios, pois Eu sou o Eterno que te cura “(ibid. 15:25-6).

De acordo com a tradição da Torá recebida, o “estatuto” e “ordenança” que Deus estabeleceu para Israel em Mará incluído Dinim – as leis básicas que regem as relações das pessoas entre si, tais como a proibição de furto e roubo, indenização por danos, etc, que são subsumidos sob o código Noético proibindo o roubo em geral.

Imediatamente após o povo receber essas primeiras leis, eles foram confrontados com o seu próximo grande teste – não ter nada para comer no deserto. A forma milagrosa em que Deus alimentou Israel com o misterioso Maná que condensou no chão ao redor do campo, todas as manhãs veio para ensinar que, mesmo nas condições mais desesperadas, Deus ainda tem o poder de nos sustentar. Assim, não há necessidade de tomar o que nós exigimos pela força – por meio de furto e roubo – porque Deus pode nos fornecer tudo o que realmente precisamos benignamente e facilmente. Porque Deus fornece para todas as Suas criaturas “dos chifres do boi selvagem aos ovos de piolhos”.

Aquele que rouba demonstra uma falta de crença na onipotência de Deus e de Sua capacidade de fornecer-nos com o que temos por meios legítimos. Por esta razão, os sábios da Torá ensinou que um comerciante que vende ao público através do uso de pesos e medidas enganosos está em negação do Êxodo do Egito (Maimônides, Leis de Roubo 7:12) – porque ele não acredita que o poder onipotente de Deus inclui a capacidade de dar-lhe lucro, sem forçar a questão através do engano. O comerciante acha que o público não vai notar – mas Deus vê.

A Guerra de Amalek

Se Deus fosse visível para nós em todos os momentos, não haveria mérito em ter fé e confiança nEle. A salvação manifesta da divisão do Mar Vermelho não poderia ser repetido todos os dias. Na verdade, muitas vezes Deus se esconde a fim de aumentar nosso mérito em ter que acreditar nEle, mesmo quando nós não O vemos. Assim Israel chegou ao ponto em que chegaram a duvidar que Deus estava com eles ou não (Êxodo 17:7). Isso foi o que levou ao ataque de Amalek, o arquétipo da negação e do ateísmo.

“E foi quando Moisés levantou a mão que Israel prevalecia, mas quando ele relaxou a mão prevalecia Amalek.”

“Como pode ser que as mãos de Moisés ganhou a guerra ou perdeu a guerra? Pelo contrário, isso vem dizer-lhe que, enquanto Israel dirigiu seus olhos acima e apresentaram os seus corações ao seu Pai Celestial, eles prevaleceram, mas se não, eles caíram “(Rosh Hashaná 3:8).

A luta contra o ateu e negador que reside em nossos corações continua a cada dia. Nós ganhamos a batalha quando elevamos nosso olho interior de fé a Deus em cada momento e nos fortalecemos no conhecimento de que Deus está conosco em todos os momentos.

Escrito pelo Rabino: Avraham ben Yaakov

Traduzido por: Gilson Sasson

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Artigos Recentes

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 50 outros seguidores

Blog Stats

  • 34,093 hits
%d bloggers like this: