Parashá Ki Tissá, Êxodo 30:11-34:35

Deixe um comentário

24 de Dezembro de 2014 por azamradobrasil

az_banner 5

A idolatria e o poder do Arrependimento

Nossa porção conta a história do pecado do bezerro de ouro, que ocorreu apenas 40 dias depois de todo o Israel esteve no Monte Sinai em temor e tremor ao ouvir liminar solene de Deus:

“Não terás outros deuses diante de Mim. Não farás para ti imagem de escultura, figura alguma do que há em cima nos céus, abaixo na terra e nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem os servirás.” (Êxodo 20:3)

Este é o segundo dos Dez Mandamentos. Depois de todas as pessoas ouvirem, Moisés subiu ao Monte Sinai por quarenta para receber todos os detalhes do código de Torá, enquanto o povo aguardava seu retorno, a fim de levá-los para cima desde o deserto até a Terra Prometida. Mas quando o momento esperado de reaparecimento de Moisés passou, as pessoas temiam que ele estava perdido para sempre e, eles fizeram um “deus” visível que iria levá-los:

“E quando o povo viu que Moisés tardava a descer do monte, as pessoas se reuniram juntamente com Aarão e lhe disse: ‘Levanta-te e faça-nos um deus que vá adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que aconteceu com ele. “Aaron disse-lhes: “Quebre as argolas de ouro nas orelhas de vossas mulheres, filhos e filhas e trazê-los para mim. ‘. E ele recebeu de sua mão e formou-lo com uma ferramenta de escultura e fez dele um bezerro de fundição. E eles disseram: ‘.. Estes são os teus deuses, Ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito “. Levantaram-se cedo no dia seguinte e ofereceram incenso e ofertas de paz, e o povo sentou-se para comer e beber, e levantou-se para fazer feliz “(Êxodo 30:1-6).

Os sábios da Torá ensinou que essa “folia” incluiu o assassinato de qualquer adversário, bem como o abraço de licença sexual completa (ver Rashi em Êxodo 30:6 e Gênesis 21:9). Assim idolatria levou o povo para oposto do caminho da Torá que tinha sido ordenado.

Como foi possível que as pessoas que testemunharam a revelação de Deus de Sua unidade e soberania absoluta para cair a essas profundidades apenas quarenta dias depois?

O Rabi Shimon bar Yochai, autor do Zohar, ensinou que havia uma necessidade divina na queda de Israel e do arrependimento posterior, porque de si mesmos eles não deveriam ter pecado desde que Deus testemunhou que, ao tempo quando eles aceitaram a Torá no Sinai, eles tinham verdadeiro temor de Deus (Deuteronômio 5:26). Se eles pecaram, isto veio para ensinar o mundo inteiro que é possível de se arrepender – pois assim que Moisés voltou e mostrou-lhes a gravidade de seu pecado, se arrependeram. E, no futuro, se houver comunidade erraria em idolatria, podemos dizer-lhes: Ide e aprendei de Israel que, mesmo depois de um pecado, é sempre possível para se arrepender (Talmud Bavli, Avodah Zarah 4b).

O que é idolatria?

Todos nós precisamos entender o que é considerado idolatria, uma vez que é proibida no segundo dos Dez Mandamentos ouvidas por Israel no Sinai (Êxodo 20:3, citado acima), e também com a primeira das Sete Leis de Noé, que se aplicam para toda a humanidade.

A proibição da idolatria tem dois aspectos: (1) É proibido servir e adorar qualquer poder menos do que o Absoluto Único Deus – HaShem, (2) É proibido o uso de estátuas ou imagens de escultura de qualquer criatura no serviço do Eterno, e muito menos a serviço de um poder subordinado. A violação de qualquer um destes aspectos impugna a unidade absoluta e soberania de Deus.

A Unicidade de Deus

Moisés Maimônides escreveu nas palavras de abertura de seu compêndio abrangente da lei da Torá:

“O fundamento de todas as fundações. É saber que existe o Primeiro Existente, e Ele trouxe à existência tudo o que existe, e todas as coisas existentes no céu, na terra e tudo o que está entre existe apenas em virtude de Sua existência. Este Existente é o Deus do mundo e Senhor de toda a Terra, e Ele conduz o ciclo com um poder que não tem fim ou limite, com um poder que nunca é interrompido, para que o ciclo se transforma continuamente. É impossível que isso poderia virar sem um virando a ele e Ele, abençoado seja Ele, é Aquele que transforma-lo sem uma mão e sem um corpo.

“Este Deus é um e não dois ou mais de dois, mas um de forma a que nenhuma outra unidade é comparável, nem a unidade de uma das entidades que existem no mundo, nem uma unidade que compreende numerosas entidades em conjunto, nem uma unidade como a do corpo, que é dividido em diferentes seções e membros, mas uma unidade de tal forma que não há outra unidade no mundo que se compare a ela” (Mishnê Torá, Fundações da Torá, 1:1).

Proibição de imagens de escultura

Desde a unidade e a soberania absoluta de Deus são totalmente além da compreensão da mente humana, é estritamente proibido o uso de imagens de entidades neste mundo para tentar concebê-lo, muito menos para adorar entidades subordinadas e usar imagens no seu serviço, porque isso diminui necessariamente a supremacia de Deus.

Assim, Moisés advertiu Israel: “E guardareis muito vossas almas – porque não vistes imagem alguma no dia em que o Eterno vos falou em Horeb do meio do fogo. Não vos corrompais, fazendo para vós uma estátua de imagem de qualquer forma, com semelhança de homem ou de mulher, semelhança de qualquer animal que haja sobre a terra, semelhança de qualquer pássaro que voe nos céus, semelhança de qualquer réptil que se arraste na terra, semelhança de qualquer peixe que haja nas águas, debaixo da terra. E quiça levantes os teus olhos para os céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, todos os astros dos céus, sejas seduzido e te curves a eles e os sirvas.” (Deuteronômio 4:15-19).

Maimônides define idolatria como segue: “O mandamento essencial contra a idolatria proíbe adorar qualquer uma de todas as criações – não um anjo, nem uma esfera nem uma estrela, nem um dos quatro elementos (“fogo”,” água”,” espírito” ou “terra”), nem qualquer um de todos os seres criados fora delas. E mesmo que o adorador sabe que HaShem é o Deus e tem a intenção de servir a este ser criado da mesma forma que Enosh e sua geração adoravam [as estrelas como se para dar honra aos ministros de Deus] é idolatria “. (Maimônides, Leis da Idolatria 2:1).

A penalidade para a idolatria

A Torá estabelece penas muito severas para a idolatria:

“Cada pessoa que adora ídolos intencionalmente e flagrantemente é susceptível de excisão espiritual, e se as testemunhas estavam presentes e eles receberam o devido aviso, ele é executado através de apedrejamento, enquanto se ele adorava involuntariamente ele deve trazer uma oferta pelo pecado fixado” (ibid. 3:1).

No entanto, estas penas não pode ser impostas sem o devido processo legal, e na ausência do Templo em Jerusalém e os Sanhedrin (Tribunal dos Sábios) no Monte do Templo, nenhum tribunal de justiça no mundo é competente para infligir-lhes, muito menos a “polícia religiosa” auto-nomeado que toma a lei em suas próprias mãos para punir supostos idólatras, como no caso dos vários terroristas radicais que justificam atentados terroristas indiscriminados contra massas de homens inocentes, mulheres e crianças, alegando que os terroristas e seus manipuladores considerem estas vítimas culpadas de suposta idolatria. Apenas um tribunal devidamente constituído de Torá pode determinar o que é ou não é idolatria, e até mesmo em casos de suspeita de idolatria, todos os processos decorrentes de lei deve ser cumprida (cf. Rambam, Leis da Idolatria 4:5-6).

É fácil perceber que os casos óbvios de culto religioso politeísta que envolve o uso de estátuas e outras imagens das divindades (como na antiga Grécia e Roma) viola a proibição da Torá de idolatria. No entanto, isso pode ser muito mais problemático para determinar se certas práticas nas chamadas religiões monoteístas estão a ser considerado idólatra ou não sob a lei da Torá.

Certas formas de Cristianismo aparentemente envolvem a adoração da Divindade através de personagens diferentes, mas teologias elaboradas explicam que todos eles são um: isso é idolatria? Alguns Cristãos usam estátuas e imagens em seus rituais, mas eles afirmam que o objeto de adoração não é a estátua ou imagem em si, que funciona apenas para direcionar a mente para Deus. Estátuas Budistas são idólatras? Estátuas Hindus são idólatras? É a veneração do Monte do Templo em Jerusalém ou a Kaaba em Meca ou o túmulo de algum santo ou pessoa justa idólatra? Ter imagens de santos ou outras figuras inspiradoras ao redor da casa idólatra? E quanto as fotos de estrelas de cinema e heróis do esporte?

Servindo um intermediário

A história do Bezerro de Ouro ensina que a essência da idolatria é a veneração de uma força controlada ou poder em si mesmo no lugar de adoração e serviço do Deus Único. Sob esta definição, a idolatria pode muitas vezes ser muito mais sutil do que a mera adoração de estátuas de madeira e pedra, ouro e prata.

Assim, para algumas pessoas o intermediário a quem eles procuram segurança, ajuda e apoio é a sua riqueza e bens, acumulado através do trabalho de suas mãos. “Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem” (Salmos 115:4). Às vezes as pessoas doentes e aqueles ao seu redor se comportam como se eles acreditam que os médicos e os medicamentos são os deuses. O terrorista olha para sua metralhadora e explosivos como seus deuses e fonte de poder.

Nas palavras de Rabi Nachman of Breslov:

“Muitas pessoas cometem o erro de transformar o meio através do qual alguma coisa acontece em um intermediário entre si e Deus. Eles acreditam em Deus, mas eles também acreditam no intermediário, dizendo que não temos opção a não ser depender de um determinado meio , a fim de trazer um certo resultado. Por exemplo, eles colocaram sua fé em suas atividades comerciais como a causa de seus meios de subsistência, colocando toda a ênfase em seus próprios esforços, como se de alguma forma Deus não seria capaz de fornecer o seu sustento sem eles. Da mesma forma as pessoas colocam toda a ênfase sobre os meios através dos quais a cura acontece – a medicina – como se, sem remédio Deus não tem o poder de curar. Isso não é assim. O Santo, bendito seja Ele, é a causa de todas as causas, e não há absolutamente nenhuma necessidade de qualquer um dos meios particulares. Mesmo recorrendo a certos meios para tentar trazer algo, devemos acreditar somente em Deus, e não colocar a nossa fé nos meios (Likutey Moharan I, 62) .

Precisamos entender as leis da idolatria para não impor a pena de morte para aqueles que pensam e se comportam de forma diferente da forma como fazemos, mas sim para que nós mesmos possamos aprender a evitar as formas sutis de idolatria do que nós mesmos podemos ser culpados, e para que possamos incentivar outras pessoas a entender onde eles estão em erro, a fim de ajudá-los a se arrepender.

Quando Israel sinceramente se arrependeu do pecado de fazer o Bezerro de Ouro, Deus os perdoou. Isso torna mais fácil para todos que pecaram para se arrepender depois.

Escrito pelo Rabino: Avraham ben Yaakov

Traduzido por: Gilson Sasson

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Artigos Recentes

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 50 outros seguidores

Blog Stats

  • 34,093 hits
%d bloggers like this: