Parashá Tsav, Levítico 6: 1-8: 36

Deixe um comentário

13 de Abril de 2015 por azamradobrasil

az_banner 5

Agradecimentos!

Nossa porção continua a preencher os detalhes dos vários procedimentos de oferendas do Templo em cada uma das quatro categorias principais de sacrifícios: oferenda queimada (Olah), refeição (mincha), pecado (chatat), culpa (asham) e paz (shelamim).Um tipo particular de oferendas de paz é a oferenda de Ação de Graças:

“Esta é a lei do sacrifício de pazes que se oferecerá ao Eterno, se por ação de graças a oferecer.” (Levítico 7:11).

É surpreendente que a Torá introduz a porção sobre a oferenda de ação de graças com a palavra SE. Isto implica que fazer uma oferenda como uma expressão de gratidão a Deus não é uma obrigação absoluta de que a Torá nos impôs. Pelo contrário, é um ato voluntário que realizamos porque nos tornamos conscientes da Sua bondade e gentileza para nós através de Seus muitos milagres, e nós procuramos alguma maneira de reconhecê-Lo.

No tempo do Templo os Israelitas traziam a oferenda de graças especificado na nossa porção (Lev. 7: 11-15) para um dos quatro tipos de libertação milagrosa enumerados no longo salmo de ação de graças em Salmos 107: libertação de estar perdido no deserto (Salmos 107, vv. 4-9), mantidos em cativeiro (vv. 10-16), doente com uma doença perigosa (vv. 17-22) e ameaçado de naufrágio (vv. 23-32).

“Dai graças ao Senhor porque Ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. Então deixe-os remidos do Senhor dizer. Que eles agradeçam ao Senhor por Sua benevolência e e por Seus prodígios à humanidade! Que O Exaltem na assembléia do povo, e na sessão dos anciãos O louvem.” (Salmos 107, vv. 31-32).

É profundamente humilhante experimentar um resgate surpreendente de uma situação crítica de risco de vida, sabendo que a sua vida estava por um fio e foi arrancada das garras da morte apenas por um evento acaso. A resposta adequada é refletir sobre como esse golpe de sorte só pode ser um sinal de como Deus é invisível nos vigiando constantemente, protegendo-nos com carinho. O que poderíamos possivelmente “dar” a Deus em troca de tanta bondade, se não os nossos agradecimentos? No caso dos milagres muito marcantes, os beneficiários devem dar o seu agradecimento ao público “na assembléia do povo e e na sessão dos anciãos” – Para contar a história do milagre para muitos outros fornece uma ilustração gráfica das maravilhas dos caminhos de Deus, fortalecendo sua fé.

Grandes milagres podem não ser visíveis a cada dia. Vivemos em um mundo governado pelas regularidades da natureza: a gravidade puxa tudo para baixo a terra; o sol nasce, passa por cima e conjuntos; órbita inclinada da Terra faz com que o tempo fique calor no verão e frio no inverno; as chuvas caem, as plantas crescem, os animais e os seres humanos comem e engordam, as fábricas produzem, eletricidade faz todos os aparelhos trabalharem. Nós nascemos, vivemos nossas vidas e morremos.

Quanto mais profundo refletirmos, mais podemos ver como a multidão de leis e processos naturais que governam o mundo são em si totalmente incrível, e o complexo, maneiras sutis em que eles interagem para criar todos os detalhes múltiplos da criação em geral e na vida pessoal de cada um de nós é em si uma expressão de bondade e misericórdia de Deus para todos.

Pensando sobre as muitas expressões de gentileza por Deus tem mostrado um pessoalmente, dar graças a Ele por isso é o primeiro passo para o conhecimento mais profundo e compreensão dos Seus caminhos – por enquanto Deus intrinsecamente é incognoscível, o Seu trato com todos e cada um são sinais e indicações de Sua presença vigilante incessante.

Antes de pedir a Deus pelo que é necessário, deve-se primeiro começar a contar e refletir sobre algumas de suas muitas bondades para nós até agora, como os milagres de nosso funcionamento corporal, saúde, visão, audição, paladar, olfato, tato, o fato de que temos sobrevivido todos os anos e todas as vicissitudes, consumido e apreciado muitos benefícios e bênçãos. Nas palavras do Rabino Nachman: “Quando uma pessoa quer orar a Deus e pedir-Lhe o que ele precisa, ele deve primeiramente agradecer a Deus por todas as Suas bondades do passado e só então pedir o que ele precisa. Porque se ele começa por pedir apenas para o que ele precisa, Deus diz: “você não tem nada que me agradecer ? ‘” (Siach Sarfey Kodesh 1-2).

Podemos estar desapontados com certos aspectos de nossas vidas ou pensamos estar na necessidade desesperada de certas coisas que sentimos que nos falta. No entanto, se estamos dispostos a examinar os aspectos negativos da nossa vida, no contexto mais amplo de outros aspectos positivos, podemos vir a entender que mesmo a negativa decorre de vigilante cuidado de Deus. Mais uma vez, nas palavras do Rabino Nachman: “Quando uma pessoa sabe que tudo o que acontece com ele é para seu próprio bem, esta é uma antecipação do mundo vindouro. Sendo sereno e paciente, independentemente do que você encontrar na vida é o mais elevado nível de conhecimento e compreensão de Deus. Tenha fé de que tudo é para o seu bem supremo” (Likutey Moharan I, 4).

Dando graças a Deus por Suas bondades visíveis nos leva a mais profunda humildade perante Ele, nos permite reconhecer o negativo dentro de nós mesmos, para tentar corrigir isso, e aceitar com fé a sabedoria de Sua relação inescrutáveis conosco por tudo que Ele enviou-nos em nossas vidas. “Porque a Sua benignidade dura para sempre!”

“Eu não censurar-te-ei por seus sacrifícios, nem são teus holocaustos Minha constante preocupação. Não tomo de tua casa nem um boi, nem de teus cercados quaisquer cabras. Pois Minha é qualquer besta da floresta, os Behemot de milhares de montanhas. Eu conheço todos os pássaros das montanhas, e o que rasteja nos Meus campos está Comigo. Se Eu estivesse faminto não te contaria, pois Meu é o mundo e sua abundância. Necessito comer a carne dos touros? Ou o sangue das cabras necessito beber? Oferece a D-us confissão – então redime ao Todo-Poderoso teus votos. Implora-Me no dia da aflição; Eu libertar-te-ei e tu honrar-Me-ás. Aquele que oferece confissão Me honra; então, preparando o caminho, Eu mostrar-lhe-ei a salvação de D-us.” (Salmos 50: 8-15; 23).

Escrito pelo Rabino: Avraham ben Yaakov.

Traduzido por: Gilson Sasson.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Artigos Recentes

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 50 outros seguidores

Blog Stats

  • 34,093 hits
%d bloggers like this: