A Verdade Brilhando na Escuridão

Deixe um comentário

31 de Agosto de 2015 por azamradobrasil

Back of businessman getting lost in a maze

“Os perversos caminham em círculos” (Salmos 12:9). Isto significa que o ímpio cerca o santo, porque “Deus os fez a todos correspondendo um ao outro” (Eclesiastes 7:14). Isso se aplica especialmente para alguém que já tenha sucumbido à tentação ao pecado e é atraído para o profano que este é o lugar onde seu lugar é, Deus me livre. “Os ímpios” – na forma de pensamentos estranhos, sentimentos e tentações – “essa pessoa está cercada por todos os lados.”

Quando uma pessoa experimenta um despertar espiritual e quer voltar para Deus, ele acha muito difícil rezar e expressar-se a Deus por causa de todos os pensamentos e sentimentos estranhos que o cercavam de todos os lados. Cada pessoa experimenta isso em sua própria maneira. Alguém acha impossível trazer para fora as palavras diante de Deus com a devida reverência, amor e vitalidade. As palavras e orações são incapazes de penetrar as telas e as barreiras separando-o de Deus e permanecem abaixo.

Somente quando uma pessoa se arrepende com honestidade e sinceridade genuína ele vai ser capaz de expressar-se agradavelmente, com palavras de reverência e amor brotarão das profundezas de um coração verdadeiramente despertados. Então suas palavras radiantes irá romper todas as telas e barreiras. E com eles todas as palavras e orações que ficaram abaixo até agora também vão subir.

Como é que alguém pode conseguir isso? A chave é através da verdade, e tudo o resto depende disso. Tu deve seguir o caminho da verdade – em seu próprio nível. Pois, “O selo do Santíssimo, bendito seja Ele, é verdade!” (Shabbat 55a, Yoma 69b). A verdade é a base de tudo do início ao fim. A verdade é a cabeça, o meio e o fim de toda a criação.

Quando uma pessoa alcança a verdade, é como se a própria luz de Deus está vestida com ele, já que a verdade é o selo de Deus. Alguém como este pode muito bem dizer: “O Senhor é minha luz e minha salvação” (Salmos 27: 1). Porque Deus brilha para ele, ele pode encontrar muitas aberturas para escapar da escuridão e exílio no qual ele está preso.

Na realidade muitas aberturas existem lá. Os Rabinos disseram: “Se uma pessoa vem a contaminar-se, há muitas aberturas para ele” (Yoma 386, Menachot 29b). Se existem muitas aberturas através das quais uma pessoa pode cair, há também muitas aberturas através das quais ele pode escapar. O que acontece, porém, é que “os tolos perambulam na escuridão” (Eclesiastes 2:14): ele simplesmente não vê as saídas, e ele continua a ser amarrado e amarrado, incapaz de escapar. Isto é, até ele conseguir falar para Deus com sinceridade. Quando ele faz isso, as palavras irradiam com luz e Deus brilha para ele.

Só então é que “Tuas palavras de abertura iluminam, fazendo os simplórios entenderem” (Salmos 119:130). Pois as palavras brilham – palavras de verdade – mostram para pessoa a abertura. “fazendo os simplórios entenderem” – porque aquelas pessoas simples que são apanhadas nas trevas e não podem ver como sair de lá, desse modo, compreende e vê a abertura e, em seguida, eles podem escapar da escuridão. “dizendo aos prisioneiros – Ide! E aos que estão ocultos pelas trevas – Revelai-vos!'” (Isaías 49: 9).

Mas a verdade tem que ser a verdade completa: limpa, clara e sem defeito.

Qualquer pessoa com bom senso e compreensão deve orar todos os dias para ser capaz de dizer uma palavra verdadeira para Deus da maneira que deveria, mesmo apenas uma vez em sua vida.

Se você está tentando orar, mas não pode dizer uma única palavra, porque você se sente que tenha afundado em confusão e trevas, tente dizer o que você diz com verdade, mesmo no nível mais elementar. Por exemplo, diga as palavras “Deus me ajude!” sinceramente, mesmo que você não pode dizer com muito entusiasmo. Basta dizer as palavras honestamente em qualquer maneira que puder. Com uma palavra verdadeira você será capaz de ver as aberturas na escuridão e escapar para a luz, a fim de orar corretamente.

Likutey Moharan I, 112

Do livro: O ESSENCIAL RABINO NACHMAN DE BRESLOV.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Artigos Recentes

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 50 outros seguidores

Blog Stats

  • 34,093 hits
%d bloggers like this: