Parte 5 – A Torá Oral e Escrita – Curso Torá para as Nações: Judaísmo 101

Deixe um comentário

3 de Dezembro de 2017 por azamradobrasil

Por Avraham Ben Yaakov, Israel.

A Outorga da Torá

Como vimos no Judaísmo 101, Módulo 3: A Torá e o Código Noético, cinquenta dias após a partida milagrosa do Egito, reunidos no Monte Sinai no Deserto, os Filhos de Israel – cerca de dois milhões de pessoas, incluindo homens, mulheres e crianças – atingiram uma experiência profética coletiva que os levou a todos para EMUNÁ, a AFIRMAÇÃO à D’us e a aceitação de Sua REGRA, a lei da Torá.

Os detalhes da Torá foram dados a Moisés por profecia direta de D’us, enquanto ele permaneceu no Monte Sinai durante quarenta dias após essa experiência profética coletiva, bem como em outras ocasiões durante os quarenta anos em que os Filhos de Israel estavam no deserto.

Moisés escreveu o texto completo da Torá nos Cinco Livros de Moisés (Hebraico: Hamishah Humshey Torah), que ele ensinou aos anciãos de Israel e ao resto das pessoas, juntamente com o seu significado e orientações práticas sobre como candidatar-se todas as leis contidas neles.

Os Cinco Livros de Moisés são conhecidos como a Torá Escrita (Hebraico: Torah she-bi-ktav). A Torá Escrita também inclui os livros dos outros profetas de Israel (Nevi’im) e as sagradas escrituras (Ketuvim). Para mais detalhes, veja o Módulo 6: Marco da Literatura da Torá.

O Rolo da Torá

Os Cinco Livros de Moisés são tradicionalmente escritos por um escriba (Hebraico: sofer) em tinta sobre lençóis de pergaminho preparados a partir das peles de animais ritualmente puros (kosher), como ovelhas, vacas ou cervos. As folhas de pergaminho são costuradas para fazer um pergaminho longo, que está preso no início e termina em pólos de madeira, em torno do qual o pergaminho está enrolado.

De geração em geração, os escribas fizeram cópias fiéis dos pergaminhos de Torá existentes, tendo o maior cuidado para evitar todos os erros. Cada nova cópia foi verificada para a precisão após a conclusão e corrigida, se necessário. Somente um Rolo de Torá perfeitamente escrito a mão pode ser usado para a leitura da Torá na Sinagoga, embora os textos de Torá impressos sejam rotineiramente usados para o estudo diário. Um Rolo de Torá que tenha uma única letra que falte ou seja incorretamente escrito é considerado inválido e não pode ser usado para a leitura pública da Torá na Sinagoga até que tenha sido corrigido.

Os manuscritos escritos à mão da Torá que temos em nossas mãos hoje são cópias fiéis do texto original e autêntico da Torá dado a Moisés. Os roteiros da Torá de diversas comunidades Judaicas em todo o mundo contém o mesmo texto exato (exceto por um pequeno número de discrepâncias conhecidas na grafia de uma ou duas palavras que não alteram o significado de nenhuma maneira).

A Torá Escrita e a Torá Oral

Incluído na categoria geral da Torá não é apenas a Torá Escrita (Hebraico: Torah she-bi-ktav), mas também a Torá Oral (Hebraico: Torah she-be-al Peh, literalmente “Torá que é pela boca”).

A Torá Oral inclui leis, tradições, explicações e muitos outros ensinamentos que não foram explicitamente registrados nos Cinco Livros de Moisés, mas que, no entanto, são aceitos pelos Judeus observadores da Torá como vinculativos. Este código de conduta engloba adoração e rituais, nosso relacionamento com D’us e entre uma pessoa e outra, leis dietéticas, observância do Sábado e celebração do festival, casamento e vida familiar, agricultura, negócios, direito civil e penal e leis relativas ao Templo e seus serviços.

É um artigo de fé Judaica em que a Torá Oral foi dada a Moisés no Monte Sinai juntamente com a Torá Escrita como seu complemento necessário, e que ambos são igualmente vinculativos.

Assim, no momento da Outorga da Torá, está escrito:

“E o Eterno disse a Moisés: ‘Sobe a Mim, ao monte, e fica ali; e dar-te-ei as tábuas de pedra, a lei e os (mandamentos) que escrevi para os ensinar.’ (Êxodo 24:12).

Explicando os termos “Torá” e “Mitsvá” neste versículo, Rambam (Rabi Moisés Maimonides) escreve na Introdução ao seu código de lei Mishneh Torah:

“A ‘Torá’ “refere-se à Lei Escrita, a ‘Mitsvá’ à sua explicação. D’us ordenou cumprir a ‘Torá’ de acordo com as instruções contidas na ‘mitsvá’. A ‘mitsvá’ é chamada de Lei Oral…

“Moisés, nosso professor, transcreveu pessoalmente toda a Torá antes que ele morresse. Ele deu um Rolo da Torá a cada tribo e colocou outro pergaminho na arca como um depoimento, como diz: “Devereis tomar este livro da Torá e o colocar ao lado da Arca da Aliança do Eterno, vosso Deus, para que esteja ali por testemunha perante vós.” (Deuteronômio 31:26). A ‘mitsvá’ – ou seja, a explicação da Torá – ele não transcreveu. Em vez disso, ordenou-o oralmente de boca em boca aos anciãos, a Josué e para a totalidade de Israel, como diz: “Tenha cuidado em observar tudo o que prescrevo” (Deuteronômio 13:1). Por essa razão, é chamado de Lei Oral.

“Mesmo que a Lei Oral não tenha sido escrita por escrito, Moisés, nosso professor, ensinou-a na íntegra em seu tribunal aos setenta anciãos. Elazar, Pinchas e Joshua receberam a tradição de Moisés. Moisés transmitiu a Lei Oral a Joshua, quem foi o seu discípulo primário, dando-lhe instruções sobre isso. Joshua também ao longo de sua vida ensinou a Lei Oral. Muitos anciãos receberam a tradição dele. Eli, o Sumo Sacerdote, recebeu a tradição dos anciãos e de Pinchas. Samuel, do Profeta, recebeu a tradição de Eli e sua corte, e o Rei David recebeu a tradição de Samuel e sua corte”.

A partir do tempo do Rei David em diante, a tradição continuou sendo ministrada pelos sábios de cada geração para os próximos. Foi assim durante o período do Primeiro Templo e após a sua destruição, durante o exílio Babilônico, bem como durante todo o período do Segundo Templo (ver Judaísmo 101 Módulo 4: Cronograma da Torá). Após a destruição do Segundo Templo, os principais sábios e rabinos continuaram a transmissão da tradição até chegarem ao Rabino Judá, o Príncipe (século II C.E.).

As perseguições severas e a dispersão geográfica suportada pelos Judeus naquela época constituíam uma ameaça à transmissão futura da Torá Oral. Por conseguinte, o Rabino Judá, o Príncipe recolheu, editou e uniu todas as diferentes tradições orais relativas a toda a série da lei da Torá, estabelecendo-as por escrito e organizando-as por assunto em uma única obra chamada Mishná (= “Segundo”, ou seja, segundo apenas para a Torá Escrita). O termo Mishnah também tem a conotação de algo repetido repetidas vezes, pois os alunos da Torá constantemente repetirão e revisarão as palavras da Mishná para imprimi-las em suas mentes e em seus corações. Para mais detalhes sobre a Mishná e seus conteúdos, veja o Judaísmo 101 Módulo 6: Marco da Literatura da Torá.

Desta forma, a Torá Oral foi pela primeira vez escrita e preservada na Mishná e em obras derivadas posteriores.

Por que precisamos da Torá Oral

Nada é mais exclusivo do Judaísmo do que a Torá Oral.

A Torá Escrita foi traduzida para todas as línguas do mundo e seu significado aparente e superficial é conhecido por muitas pessoas na forma do chamado “Antigo Testamento”. Mas nenhuma tradução do texto Hebraico da Torá para qualquer outra língua pode transmitir mais do que uma fraca sombra dos infinitos níveis de significado e alusão no original como revelado na Torá Oral. Estes são desconhecidos, exceto entre Judeus que estudam a Torá Escrita à luz das interpretações, explicações e discussões na Torá Oral.

Para os estrangeiros, a Torá Oral é muitas vezes vista como obscura e inacessível, envolvendo muitos regulamentos detalhados que podem parecer onerosos e não ter nenhuma raiz óbvia na Torá Escrita. Ao longo da história, um sentimento de exclusão, em alguns casos, transformou esses forasteiros em adversários vingativos da Torá Oral, que eles malignaram e rejeitaram como se fossem elaborados ou mesmo inventados por seres humanos, o que, em seus olhos, tornaria não vinculativo.

A verdade é que a Torá Escrita está incompleta sem a Torá Oral.

  • É impossível até mesmo ler o texto Hebraico da Torá Escrita corretamente sem saber a tradição oral que o acompanha, porque as letras Hebraicas no rolo da Torá devem ser escritas sem sinais de vogais indicando como cada palavra deve ser pronunciada ou notas de cantilação indicando como cada uma frase e verso devem ser declamados. As vogais corretas, as pausas de sentenças e a cantilação são conhecidas por nós somente através da Torá Oral.
  • O texto do Hebraico da Torá é terso, preciso e carregado de nuances. É impossível entender o verdadeiro significado do texto Hebraico sem as explicações que recebemos da Torá Oral.
  • A Torá nos obriga a “ligá-los como um sinal na sua mão e deixá-los para adornos entre seus olhos, e escreva-os nos batentes da porta da sua casa e nos seus portões” (Deuteronômio 6: 8-9). Precisamos de instruções precisas sobre como isso deve ser feito.
  • A Torá ordena: “… no décimo quinto dia do sétimo mês… tire o fruto da árvore de esplendor, ramos de palmeiras, ramos da espessa e salgueiros do ribeiro” (Levítico 23: 39-40 ). Precisamos de orientação quanto à identidade das espécies necessárias e quanto de cada uma delas devemos tomar.
  • Precisamos de orientação para identificar as várias espécies de animais e aves que a Torá permite ou proíbe para o consumo ou exige para outros fins.
  • A Torá ordena “matar seus bois e seus rebanhos … como eu ordenei” (Deuteronômio 12:21), mas em nenhum lugar da Torá Escrita encontramos instruções específicas sobre como realizar o abate de animais (shechitah) , então aqui está uma referência clara a um aspecto da Torá Oral que foi dada a Israel junto com a Torá Escrita.

A Torá Oral inclui:

  • Halachah LeMoshe MiSinai (= “Lei para Moisés do Sinai”), leis específicas que foram dadas a Moisés por via oral no Monte Sinai.
  • Decisões derivadas do texto Hebraico da Torá através de regras de interpretação que os sábios receberam por tradição.
  • Precedentes instituídos por sábios posteriores nos casos em que nenhuma instrução explícita está contida no texto da Torá.
  • Decretos instituídos por sábios posteriores para servir como uma vedação de proteção em torno das leis da Torá, a fim de distanciar as pessoas de sua possível infração.
  • Costumes tradicionais do povo de Israel com modestas condutas, casamento e divórcio, atividade comercial e muitas outras áreas.
  • Uma riqueza de tradições, lendas e tradições acumuladas relacionadas a questões de fé e crença, interpretação da Torá, sabedoria para a vida e uma infinita variedade de outros assuntos.

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: